Criado em 2014, o trio que compõem o projeto ESOPO EM DÓ MAIOR propõem uma nova forma de criação artística infantil e infanto juvenil por meio da união das artes de compor e escrever.

Inspirado pelos Lieds da era Romantica clássica e diretamente influenciados pela obra “Pedro e o Lobo” de Prokofiev, o trio busca estimular o imaginário pela audição. Utilizando-se de fábulas, lendas, pesquisas folclóricas e contos clássicos para criar suas composições, o grupo transporta crianças e adultos para um universo imaginário, permeando cenários ora realistas ora fantásticos.

Apresentando-se em linha, como uma banda musical, as trilhas sonoras permeam a história dando as nuancias do momento. As apresentações são marcadas por um tom calmo e suave, emitido das teclas e cordas dos músicos. Durante as apresentações, o grupo distribui giz de cera, folhas de papel em branco e ilustrações, para as crianças colorirem e criarem junto com a apresentação.

Após a execução da história, o arte-educador Markito Alonso intervém com as crianças e jovens, buscando estabelecer um diálogo reflexivo sobre a história e as artes criadas durante a execução. Por vezes, as crianças são convidadas a narrarem a história pelo ponto de vista delas. A ação é acompanhada por música executada ao vivo.

Durante os anos de 2015 e 2016, o grupo realizou uma parceira com a Biblioteca Mario de Andrade, criando uma nova história e uma nova trilha por mês para ser apresentada na insituição.
Origem do nome
O nome, Esopo em dó maior, é uma homenagem ao consagrado autor de fábulas Esopo, escravo na Grécia antiga que, por meio de suas fábulas, criticava e apontava as injurias que seu povo sofria. Tempos depois, as fábulas de Esopo tornaram-se fonte de inspiração para diversas histórias no decorrer dos séculos, com suas personagens humanas porém em formas de animais. Pensando na origem das criações do autor, o grupo propõem ainda um novo olhar sobre o carácter moral das Fábulas que, lidas hoje em dia, podem parecer radicais e extremistas de mais para a atualidade.

Histórias e trilhas

O Leão

Nesta composição, conheceremos o jovem leão Léo. Órfão de pai, superprotegido pela mãe e que busca ser um grande caçador. Atrapalhado e desatento, a vida de Léo muda quando conhece o rato Mice, um ratinho frágil e muito esperto. Venha acompanhar por notas, cores e palavras esta história recheada de aventura, amizade e diversão. Composição autoral “O LEÃO”, inspirada nas fábulas de ESOPO (Grécia): O burro, o galo e o leão, O leão que tinha medo do rato, O leão trancafiado e a raposa, O leão rei, O leão velho e a raposa, O leão e o burro que foram juntos a caça, O leão e o golfinho e O leão e o javali;

O Lobo no Telhado

Nesta história, acompanharemos o jovem Lobinho, um lobo criado como cachorro que começa a sofrer com as provocações e fofocas dos animais da região. Em uma tarde ruim, Lobinho é posto a prova e, indeciso, toma uma decisão que prejudica seu protetor. Assustado, Lobinho some e decide se juntar a uma Alcatéia. Mas será que um lobo domesticado sobrevive a Selva? Será que Lobinho quer voltar para a fazenda? Acompanhemos o jovem lobo em sua descoberta. Inspirado nas Fábulas: “O lobo e a cabra”, “O lobo machucado e o cordeiro”, “Lobos em Guerra”, “O lobo e o pastor” e o Lobo e o cão”.

As Aventuras de Azedinha e Dentinho

Nesta fábula, o público acompanha as aventuras de uma dupla de raposas zombeteiras. A narração, criada a partir das fábulas: A raposa ajudante do leão, A raposa ao ver o Leão, O burro a raposa e o leão, A raposa Cotó, A raposa e a pantera, A raposa e o cacho de uvas, A cigarra e a raposa, A raposa e o crocodilo, a raposa que afagava um cordeirinho e o cão e O cão, o galo e a raposa; convida o público a vivenciar fatos que ocorrem na vida mas que passam despercebidos, abordando por meio dos animais temas como: preconceito, conspiração, arrogância, a arte da paciência, a atenção companheirismo, autoconfiança e mentiras.

O Alfaiate no Final do Universo

Em uma distante galáxia, num futuro desconhecido, um jovem alfaiate trabalha tranquilo em seu asteroide. Tudo ia bem até o dia em que o grande Imperador da Galáxia decide acabar coma Via Láctea para passar uma Via Expressa no local. Os negócios do Alfaiate começam a cair, despencar, até o dia em que de uma só vez o jovem Alfaiate capturou SETE baratas Siderais de uma única vez. Desse dia em diante, o Alfaiate decide partir para um novo negócio: Caçar baratas siderais. Acompanhado de seu fiel ajudante, o avestruz Jip, e sua espaçonave, o Alfaiate desbrava o Espaço com a frase “SETE DE UMA VEZ”. Em pouco tempo, nosso anti-herói chama a atenção da Guarda Imperial e embarca em um verdadeiro trabalho de Hércules em busca de uma vida melhor. Adaptação livre e futurística do conto dos Irmãos Grimm.

O Alfaiate no Final do Universo: A Missão

Perdido no espaço, junto com seu fiel escudeiro Jip e seu mais novo melhor amigo, o Fantasma, o Alfaiate se depara com um planeta completamente desconhecido nas Galáxias. Curioso, o Alfaiate e sua trupe começam a desbravar suas crateras e buracos, até se depararem com uma enorme comunidade alienígena, cheia de cantos e lamentos nunca ouvidos por eles. O que guardam esses cantos? Quem são esses seres nunca vistos? Embarque na espaçonave do Alfaiate e descubra a força do canto popular.

O Alfaiate no Final do Universo: Um conto de Natal

Inspirado no conto de Charles Dickens, a adaptação aqui apresentada se encontra dentro do universo futurístico do Alfaiate no Final do Universo. Acompanhe a noite de Natal do Rei do Espaço, o Senhor Brum, um autoritário senhor solitário que, na noite de Natal, desdenha de tudo e todos, se preocupando apenas com sua fortuna. Inconformados, o Alfaiate, Jip e o Fantasma, fazem uma visita ao Rei para ajuda-lo a recordar o espírito de Natal.

Histórias de Anansi

Inspirado nos contos Ganes do Deus-aranha, o grupo convida o público a ouvir esta versão contemporânea para as histórias. Cansado de ser atormentado pelo camaleão na escola, Ananse chega em casa tristonho, ao ver o filho assim, sua mães, Anansi, conta da época em que foi a rainha da região, arrogante a ponto de desafiar e vencer Nyame, o Deus do Céu e que, depois, perdeu tudo para o Venha acompanhar o jovem Ananse, filho de Anansi, em busca de sua avó no reino do Nyame. Camaleão.

O Gato malhado e Andorinha Sinhá
O clássico livro infantil de Jorge Amado, aqui adaptado por Markito Alonso, trata do amor impossível do rabugento Gato Malhado e da linda Andorninha Sinhá. Uma história recheada de metáforas que escancara o preconceito humano.