Por meio de metáforas, o narrador de histórias apresentará situações típicas da vida como preconceito, solidão, superproteção, medo, timidez e outras adversidades que tomam as crianças quando começam a descobrir a vida e suas nuances.

Afinal, o que a criança faz para sobreviver ao meio e no que isso reflete na sua personalidade futura?

Durante as apresentaçõess, Markito Alonso pinta e desenha com as crianças e convidando-as a criarem as suas versões da performance apresentada. Realizadas de forma cênica-musical, o arte educador utiliza-se de um ukulele, um tupa e um kazo para criar elementos miméticos na relação texto-música, possibilitando sutilezas, incitando relações harmônicas por vezes estranha ao ouvido, com o intuito de criar uma analogia com o texto formando um conjunto som-sílaba.

Repertório:

As Aventuras Reais das Crianças Imaginárias (de Markito Alonso):

Submarinos voadores! Dragões Sábios! Monstros terríveis e outros não tão terríveis assim. A ida para a escola nunca foi tão estranha quanto no dia em que o pão não torrou na torradeira. Acompanhe o pequeno Alonsito em sua primeira ida a escola sozinho, descobrindo sensações novas e novos temores. Por meio de fantasias, o pequeno Alonso, um menino de (segundo ele) mais ou menos sete anos, imagina todo um mundo de seres para cobrir a ausência dos pais que vivem trabalhando fora. Luzes picantes, robôs, caminhos mágicos, tudo vira realidade para aliviar as novas descobertas. Embarque neste submarino e venha enfrentar grandes vilões e descobrir fiéis companheiras.

A abelha malandra (de Horacio Quiroga):

a história aqui apresentada narra as aventuras e desventuras de uma abelhinha que não é muito chegada ao trabalho. Mestre na arte de deixar para depois, a abelhinha vive dando desculpas para não levar mel para a colméia, até que certo dia… Onças, cobras e dormedeiras embalam esta aventura da abelhinha malandra.

Os Gatos (James Joyce):

Inspirado no conto e no poema infantil que o autor James Joyce escreveu para seu neto, a história aqui apresentada fala das malandragens humanas por meio de um aparentemente inócuo gato que acaba em uma cidade adormecida, onde gatos não existem. Um novo olhar sobre velhos problemas sociais.. Um novo olhar sobre velhos problemas sociais.
A cólica, a dor de cabeça e a morte (lenda Canadense):

Nesta lenda Canadense, o narrador convida as crianças para uma festa proporcionada pela morte, a enxaqueca e a cólica, mas para ser uma festa de verdade falta comida e é aqui que as três moças vão se desdobrar para conseguir encher a pança.